Opinião: Pátio da Universidade. Lugar mágico de Portugal

Posted by

Hélder Rodrigues

1. Pátio da Universidade. O lugar mágico de Portugal!

José Hermano Saraiva, num dos mais célebres programas históricos da RTP, afirmou; “Existem muitos lugares mágicos deste Portugal maravilhoso! Mas se quisermos escolher apenas um deles, é concerteza este em que nos encontramos: O Pátio da Universidade de Coimbra!

Que magnifico e arrasador sobrenome; “O lugar mágico de Portugal!” a este espaço, em termos de Marketing Internacional.

A temática poderá ser “Aqui Nasceu Portugal” com alusão a Coimbra primeira capital do reino e aos Reis da 1ª Dinastia, que aqui nasceram quase todos!

Se for de dia visitemos o Centro interpretativo da historia da UC (que é urgente ser construído), se for de noite projetemos um videopmaping (será uma noite extraordinária!).Entremos no Paço Real, Na Sala dos Capelos, encenemos uma audiência real do tempo de D Manuel I ou um cena das Cortes de Coimbra em que Portugal optou decisivamente pela independência do Reino. Passemos à sala do exame privado, antigos aposentos reais, e encenemos uma cena da vida real de então, ao som de um trecho musical da época. Mandemos vir doces conventuais de então.

Uma entrada insólita dum cortesão a anunciar um facto histórico relevante!

Uma visita especifica animada, como falámos na Cronica anterior, que ficará na memoria dos visitantes!

2. A Biblioteca Joanina e D João V

Para além do Paço Real temos, neste Pátio, mais três edifícios emblemáticos, capazes de constituir por si sós outras tantas visitas especificas animadas. O primeiro deles a consagrada Biblioteca Joanina.

Podemos entre outros possíveis, dar-lhe a tematica “Formação da Lingua e da Cultura Portuguesa no Mundo”, que foi de resto a frase forte do Estatuto da Unesco.

Entremos na Biblioteca Joanina recebidos, com pompa e circunstancia, pelo Embaixador do Rei. Sejamos, por ele, conduzidos na visita e por fim a uma audiência com sus Alteza o Rei D João V. Mandará vir bebidas e explicará as razões porque mandou construir uma Biblioteca desta imponência, incensada em todo o Mundo culto.

Terminaremos a visita com um Concerto de musica de câmara, para a qual D Joao V abrirá a dança convidando uma das visitantes! Haverá a possibilidade de ficar preso (só ou em grupo) na prisão academica durante algum tempo (pagamento à parte!)

3. Capela de S Miguel. Carlos Seixas e Padre A. Vieira!

A segunda visita será a capela de S Miguel. Remonta às origens da nacionalidade a sua visita presta-se, curiosamente, a variadas temáticas relacionadas com “A arte, a musica, a oratória em Coimbra ao longo dos tempos”. Um indispensável áudio visual fará a introdução aos visitantes.

Um concerto de musica sacra, desde a que se fez em Santa Cruz a Carlos Seixas passando D Pedro Cristo será bem-vindo!

A declamação de textos do Padre António Vieira, a partir do púlpito, antecedida com acordes de órgão completará a visita memorável!

4.Torre de uma Universidade virada para o Mundo

Aqui a temática poderá ser “Uma Universidade virada para o Mundo” ou “Coimbra. Cidade universitária da Lusofonia”.

Antecipando a subida à Torre, um vídeo apresentará o tema. No cimo da Torre um ou mais telescópios para uma observação minuciosa da cidade (pagamento à parte).

No final um certificado da subida (pago à parte) e possibilidade de adquirir uma miniatura da Torre, com a inscrição do nome do visitante e bandeira do pais respectivo, feita por artesãos locais (pagamento à parte) ! Mais uma visita especifica, a recordar!

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.