Opinião: Natal

Posted by
Spread the love

Serpa Oliva

Porque já não irei escrever antes do Natal, deixem-me fazer uma pequena reflexão sobre um tempo que é para mim, seguramente, o mais rico do Ano em termos de espiritualidade.

Estamos no Advento, que é um período mencionado no calendário religioso, de alegria para os cristãos, caracterizado pela preparação para o nascimento de Jesus. Decorre nas quatro semanas que antecedem o Natal e evoca a dupla vinda de Jesus Cristo: a verificada em Belém, quando Ele veio ao mundo, e a que ocorrerá no Seu regresso, no dia do juizo.

Estamos portanto, em tempo de purificação.

É uma época em que a esmagadora maioria dos portugueses dedicam um tempo redobrado à Familia, procurando um reencontro, quantas vezes dificil no dia-a-dia de trabalho, que a todos absorve.

Para muitos, é um tempo de consumismo, sendo que a figura central deixou de ser Jesus, para passar a ser o Pai Natal.
Desde que me recordo, que sempre, em casa dos meus Pais, e posteriormente na nossa, o Menino Jesus foi e é a figura central.

O mundo atravessa, infelizmente crises de horror inenerrável como o último atentado na Somália, em que duas crianças, de 7 e 8 anos, foram feitas explodir no meio do mercado.

Citaria Augusto Gil na sua Balada da Neve quando diz “mas às crianças Senhor, porque lhes dás tanta dor, porque padecem assim”. Não consigo entender como o ódio e o fanatismo podem levar a situações deste tipo.

Penso que, se mais nada conseguirmos dar, pelo menos as nossas crianças sejam beijadas, abraçadas e recebam o carinho e a ternura que amplamente merecem.

Somos ainda, um Povo de brandos costumes e que nesta época se torna mais solidário, mais fraterno, mais preocupado com o bem do outro, e no fundo de si mesmo, que se prepara para uma consoada onde não faltará o bacalhau com todos, o sorriso e a alegria, mas fundamentalmente, a esperança de que o Amor triunfará.

Para todos aqueles que não se revêm nesta reflexão, quero deixar toda a minha solidariedade, com os votos de que a reunião familiar seja para todos um tempo de Paz.

Para os outros, os desejos de coração de que o Jesus Menino vos traga o mais Santo e Feliz dos Natais.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.