Opinião: De peito ao léu…

Posted by
Spread the love
Ricardo Castanheira

Ricardo Castanheira

Talvez não saiba, mas, no Brasil, o “topless” é considerado crime de ato obsceno e tem uma pena de prisão prevista até um ano. Para quem tem do Brasil uma ideia de libertinagem e de sexualidade fácil este enquadramento ético-criminal pode parecer até um paradoxo.

Se pensarmos, em comparação, que as súbditas de “Sua Majestade” chegam a Albufeira e se despojam de toda e qualquer inibição – tantas vezes sem critério estético – expondo o peito perante todos, talvez isso nos faça pensar sobre os costumes.

Voltemos ao Brasil, afinal de contas, a par do Cristo Redentor e do Pão de Açucar, uma das imagens que mais corre o mundo – muito por conta do Carnaval, é certo – é o da mulher brasileira com suas curvas sensuais e pequenos “tapa-sexo”. A exposição do corpo é algo commumente aceite, independente de idade, sexo ou raça. Porém há quem considere que essa forma libertária de encarar o corpo é apenas mito, e por isso mesmo o “topless” continua a não ser aceite pela moralidade dominante.

De tal modo, que o “topless”, diferentemente dos países europeus, tem, ainda hoje, no Brasil uma carga política forte: é um ato provocatório usado pelos movimentos feministas para apelar à emancipação total da mulher, inclusivé na forma como escolhe expor o seu corpo.

Ou seja, o que em Albufeira é um mero ato sem significado maior (para quem o pratica e para os demais em volta), nas praias de Copacabana é interpretado como ofensivo da moral e dos bons costumes, por uns, e tem um significado político de rebeldia, para outros.

Por tudo isto é muito fácil ser-se politicamente correto e dizer-se que a proibição do “burkini” nas praias francesas é um erro colossal. Mas, de igual modo, seria o “fio dental” aceite nas praias da Arábia Saudita?.. É que, como se diz no Brasil, “onde passa um boi, passa uma boiada”!..

Nem tudo aquilo que parece é, como resulta do exemplo do “topless” no Brasil; por isso mesmo, vale a pena ir além da opinião fácil e compreender um pouco mais sobre os costumes, o contexto social e o impacto de alguns comportamentos aparentemente banais…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.