“Idealmed teve “um crescimento exponencial”

Posted by
Spread the love
Fotografia de Luís Carregã

Fotografia de Luís Carregã

Quatro anos depois da sua abertura, a Idealmed – Unidade Hospitalar de Coimbra está a cumprir os objetivos e a missão para que foi criada?
A Idealmed está a suplantar largamente os objetivos iniciais. Quando preconizámos o desenvolvimento deste projeto tínhamos as melhores expectativas, mas hoje, passados quatro anos, e olhando para o reconhecimento a que assistimos, nomeadamente por parte das populações, somos obrigados a concluir que as nossas melhores expectativas foram ultrapassadas.

Isso significa que a unidade hospitalar cresceu rapidamente?
O nosso crescimento foi de tal maneira exponencial que, embora estivéssemos necessariamente preparados para isso, tivemos que integrar na nossa lógica gestionária alguns planos de contingência, nomeadamente com o recrutamento de mais profissionais, nas mais variadas valências, e o alargamento de toda a componente administrativa. Estamos a falar de uma unidade que em 2013 acolheu a grande maioria das suas equipas clínicas, tendo sido 2014 o primeiro ano de atividade completa. Temos dois anos de atividade em pleno e todos os indicadores são muito satisfatórios e os números muito motivadores. A Idealmed será atualmente a maior unidade de saúde privada fora das cidades de Lisboa e Porto, e quando se consegue obter um crescimento tão evidente em apenas dois anos, é porque há um grande reconhecimento por parte das comunidades.
A Idealmed cresceu num horizonte temporal muito curto e disputando o seu espaço com outros serviços de excelência, públicos e privados?
A nota que transmitimos sempre, internamente, é que a medicina privada não nasce na cidade de Coimbra com o aparecimento da Idealmed, mas tem décadas de complementaridade com o Serviço Nacional de Saúde e a prestar um bom serviço à comunidade. Quando a Idealmed abriu temeu-se que viesse desestabilizar o equilíbrio que se vivia na cidade, mas isso não aconteceu. Nós sempre tivemos presentes a perspectiva de complementaridade com a oferta já existente, cuja excelência e qualidade reconhecemos. O que a Idealmed demonstrou é que soube encontrar o seu espaço, sem ser por canibalização das instituições que já existiam na cidade. E estamos seguros que conseguimos catalisar o desenvolvimento da economia e da cidade, ao atrair milhares de utentes de fora da região.

A avaliação positiva feita pela tutela é também motivadora?
Na avaliação anual dos serviços públicos e privados, que é feita a nível nacional por parte da Entidade Reguladora da Saúde, a Idealmed tem obtido o mais elevado posicionamento entre as unidades de saúde privadas, e este é também um indicador que nos faz acreditar que estamos a trabalhar bem. Por outro lado, registamos ainda o facto de repetidamente sermos abordados para visitas de unidades congéneres, não só nacionais como internacionais, para virem conhecer a nossa instituição, a forma como está organizada, como estruturou os seus serviços, como funciona.

 

Informação completa na edição impressa

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.