Opinião – “Eppur si muove!”

Posted by
Spread the love
Isabel Maranha Cardoso

Isabel Maranha Cardoso

Reflectindo no avanço da ciência e, passo o pleonasmo, recuando 500 anos, quando esta deu outro passo gigantesco. Recordo Galileu ao sair do tribunal do Santo Ofício, após sua condenação, disse uma frase célebre: “Eppur si muove!”, significando “contudo ela move-se”, referindo-se à Terra claro!

A minha mais remota recordação de um passo definitivo no avanço da ciência foi em 1971, com a transmissão da chegada à Lua da Apolo 14, hoje 45 anos depois deparámo-nos com a notícia da comprovação da existência de ondas gravitacionais. Dando razão a Einstein, 100 anos depois tomamos consciência que o universo não é apenas um acervo vasto de estrelas a pairar sobre nossas cabeças!

Aguardemos agora o contributo desta constatação, a sua importância será crucial para compreender as origens do universo. Nem sempre damos muita atenção aos progressos da ciência. Talvez pelo facto de não serem óbvios nem da imediata mais-valia que estes terão na nossa vida, outras vezes, julgo, porque não entendemos em que consistem, e por vezes só mais tarde lhe damos a devida importância.

Todavia com um passo gigante no conhecimento do universo, sentimo-nos pequeninos quando um simples insecto nos ameaça a vida e penso… contudo ela move-se… e o Zica também! Será que a ciência e os interesses farmacêuticos são suficientemente rápidos a mover-se agora?!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.