Leiria e embaixada da Argentina promovem contactos para potenciar negócios

Posted by
Spread the love
DR

DR

 

A secretária-geral da Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) considerou hoje que a Argentina poderá proporcionar ao tecido empresarial da região investimentos e uma maior internacionalização.

Em declarações à agência Lusa, à margem de um encontro com o embaixador do país sul-americano em Lisboa, Jorge Argüello, e diversos empresários, para estabelecer contactos e potenciar negócios, Neusa Magalhães destacou a importância daquele país no panorama mundial.

“É um país em crescimento, a 27.ª economia mundial e a 3.ª da América Latina, depois do México e Brasil”, explicou Neusa Magalhães, realçando também que, “neste mercado, a balança comercial é favorável a Portugal”.

Segundo a responsável, “o crescimento médio anual das exportações para a Argentina de bens e serviços no período de 2009-2013 anda na ordem dos 40%, enquanto as importações diminuíram, em média, 06% ao ano”.

“Por outro lado, é um país que apresenta estabilidade política, tem boas infraestruturas e uma população com literacia elevada, condições que, no nosso entender, são favoráveis não só à exportação, como à internacionalização das empresas”, referiu a secretária-geral da Nerlei, considerando que “os setores que mais oportunidades terão na Argentina são as máquinas e equipamentos, acessórios para automóveis, madeira, metais comuns, moldes e equipamento elétrico”.

Neusa Magalhães adiantou que a associação empresarial, desde 2004, “apoia empresas na área da internacionalização em vários mercados mundiais, respondendo, não só, ao apelo das empresas, mas também, com uma atitude proativa, procurando mercados que apresentem reais oportunidades de investimentos”.

“Temos desenvolvido missões empresariais e feiras internacionais, não apenas em projetos conjuntos com as empresas, como também ajudamos e apoiamos as empresas a apresentarem-se individualmente em certames e em deslocações de negócios”, acrescentou, acreditando que estas iniciativas “contribuíram grandemente para que as empresas associadas conseguissem ultrapassar as dificuldades que o mercado interno sofreu decorrentes da crise”.

O embaixador da Argentina em Lisboa, Jorge Argüello, salientou que o país é “indubitavelmente” uma oportunidade de negócio para as empresas de Leiria, notando que a Argentina “está em vésperas do início de um novo ciclo político e económico” e “este é um dos motivos pelos quais” aceitou o convite do presidente do município, Raul Castro.

“Creio que é um muito bom momento para aprofundar o estabelecimento de pontes entre Argentina e Portugal”, declarou, realçando que “Leiria tem muito a ver com isto”, pois o município está geminado com a cidade argentina de Olivarría.

A este propósito, manifestou o desejo de que a partir deste tipo de intercâmbio cultural se possam projetar negócios, o objetivo central da iniciativa de hoje, que começou nos Paços do Concelho, onde Jorge Argüello foi recebido por Raul Castro, que também acompanha a reunião na sede da Nerlei.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.