Fator empregabilidade vai determinar verbas para ensino superior

Posted by
Spread the love
Luís Carregã

Luís Carregã

O presidente da Associação Académica de Coimbra (AAC), Bruno Matias, diz que o Governo pondera avançar com a inclusão do fator de empregabilidade nos cursos.
Após uma reunião com o secretário de Estado do Ensino Superior para debater a fórmula de financiamento do ensino superior, Bruno Matias disse à Lusa que foi avançada a possibilidade de integração, por parte do Governo, “do fator de empregabilidade” nos cursos, numa medida a ser “aplicada não já, mas a longo prazo”.
Para a AAC, “não faz sentido” a aplicação desse fator, que teria efeitos “no número de vagas”, as quais seriam alteradas face “à taxa de empregabilidade dos cursos”.
Essa possibilidade traria “efeitos nefastos” para o ensino superior, não sendo “aceitável” que as vagas dos cursos se alterem “consoante a conjuntura da economia”.
Segundo Matias, o secretário de Estado “não desenvolveu” quanto à forma como se irá proceder a “avaliação do processo educativo”, apenas que “poderá ser criada uma comissão de avaliação”. O presidente da AAC sublinhou também que, “depois de quase quatro anos de Governo”, este decide apenas agora fazer uma mudança, alertando que as alterações na fórmula não podem ser feitas “na ditadura do imediato, o que pode levar a uma catástrofe”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.