Chuva e trovoada na região Centro para a tarde e noite deste sábado

Posted by
Spread the love

mau tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou 13 distritos de Portugal continental sob aviso laranja para a tarde deste sábado, devido à previsão de chuva e trovoada.

De acordo com um comunicado do IPMA, Coimbra, Leiria, Aveiro, Viseu, Guarda e Castelo Branco, ou seja todos os seis distritos da região Centro,  estão sob aviso laranja (o segundo mais grave numa escala de quatro) entre as 12H00 e as 20H59. Em Coimbra o mau tempo chegou por volta das 15H30. Para domingo, o IPMA baixou de laranja para amarelo (o segundo menos grave) os avisos para Viseu, Guarda, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.

De acordo com o IPMA, o agravamento do tempo vai evoluir de sul para norte, prevendo-se que o sábado seja o dia de maior instabilidade, com probabilidade de aguaceiros pontualmente fortes, que podem ser de granizo, e com condições de trovoadas, em especial durante a tarde.

Prevê-se, por isso, que possam ocorrer dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, nomeadamente durante os períodos de praia-mar, podendo originar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis.

Podem ainda estar criadas condições de piso rodoviário escorregadio com eventual formação de lençóis de água, cheias rápidas em meio urbano, inundações por transbordo de linhas de água e em estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem e danos em estruturas montadas ou suspensas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.