Acesso ao que melhor se faz na área de enfermagem pouparia muito dinheiro

Posted by
Spread the love

José Carlos Martins

Se os enfermeiros tivessem acesso mais facilitado ao atual estado da arte poderiam fazer uma intervenção mais diferenciada, com redução dos custos de prestação dos serviços de saúde.

Foi o presidente da mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Ordem dos Enfermeiros que o disse na manhã desta quinta-feira, antecipando parte da discussão agendada para amanhã e sábado, durante o Encontro dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica, que terá lugar em Coimbra.

Uma das dificuldades que o enfermeiro enfrenta “é conseguir prestar cuidados de enfermagem, de acordo com a melhor evidência científica”, sendo necessária “uma melhor partilha e divulgação dos resultados” de investigações e projetos científicos, defende José Carlos Martins.

Assim, o encontro pretende partilhar avanços científicos e tecnológicos, para que os enfermeiros consigam “prestar melhores cuidados” aos utentes.

“Em Portugal, não há uma história de investimento dos resultados de investigação dos enfermeiros em revistas científicas”, constata José Carlos Martins, sustentando que “grande parte da investigação fica confinada a relatórios e teses”, não havendo momentos de partilha dos resultados.

O responsável sustenta que um profissional diferenciado e informado sobre os trabalhos científicos presta cuidados “com maior qualidade” e previne “eventos adversos”, como ocorrência de infeções, reduzindo as despesas de saúde.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.