Retábulo em risco de desabar no Convento da Rainha Santa

Posted by
Spread the love

01 queda do retábulo

A Câmara Municipal de Coimbra, através do gabinete da Proteção Civil, criou ontem um perímetro de segurança no altar da igreja da Rainha Santa, do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, uma vez que o retábulo de S. João de Capistrano está em risco de cair. Segundo Diogo Dias, da Confraria Rainha Santa Isabel, o retábulo tem um peso entre os 200 e os 400 quilos. “Se cair num dia de eucaristia, quando a igreja está cheia, pode ser fatal”, alertou ao DIÁRIO AS BEIRAS.

Diogo Dias explica ainda que o retábulo tem vindo a afastar-se cada vez mais da parede. Nesta estrutura barroca, que ainda utiliza pregos do século XVII, é visível um aumento significativo da distância do retábulo em relação à parede. Na última semana a distância aumentou para seis centímetros.

Perante a situação, a Confraria Rainha Santa pretende, num curto intervalo de tempo, criar uma estrutura que apoie o retábulo, no sentido de evitar uma situação de desastre. No entanto, como refere Diogo Dias, a confraria não tem dinheiro para a aquisição dessa estrutura.

 

Toda a informação na edição impressa de hoje, sábado, do DIÁRIO AS BEIRAS

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.