Investigadores de Aveiro estudam hábitos televisivos da comunidade académica

Posted by
Spread the love

Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) está a promover um inquérito junto da comunidade académica para avaliar os hábitos televisivos.

O questionário foi desenvolvido no âmbito do projeto de investigação “TV Discovery & Enjoy” promovido pelo grupo Social iTV, do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação da UA.

Financiado pela PT Inovação, este projeto visa estudar novas abordagens interativas que permitam aos utilizadores de um serviço de TV paga encontrarem o programa televisivo que, num determinado contexto, mais lhes agradará ver.

No questionário, os investigadores procuram recolher informações acerca dos hábitos televisivos e dos processos cognitivos que os telespetadores têm no momento da escolha e seleção de conteúdos televisivos.

“Os resultados obtidos com o preenchimento deste questionário vão fundamentar o desenvolvimento de um protótipo de televisão interativa com o intuito de facilitar a escolha dos programas a visionar”, revelam os investigadores.

Está já a decorrer a fase de recolha de dados, através do preenchimento de um inquérito online.

Os investigadores asseguram que a informação fornecida será tratada confidencialmente, pelo que os resultados finais nunca identificarão diretamente os participantes.

Apesar de a recolha de dados ainda não ter terminado, os investigadores consideram ter alcançado já um número de respostas razoável, tendo já iniciado o tratamento dos resultados.

As primeiras conclusões deverão ser apresentadas ainda no mês de novembro.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.