Investigadores de Aveiro desenvolvem aplicação para ajudar a escolher programas de TV

Posted by
Spread the love

appUm grupo de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveu uma aplicação para ajudar os telespetadores a escolher os programas de televisão consoante a companhia e o seu estado de espírito.

A aplicação foi desenvolvida no âmbito do projeto de investigação “TV Discovery & Enjoy” promovido pelo grupo Social iTV, do Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação da UA.

Financiado pela PT Inovação, este projeto visa estudar novas abordagens interativas que permitam aos utilizadores de um serviço de TV paga encontrarem o programa televisivo que, num determinado contexto, mais lhes agradará ver.

Em declarações à Lusa, Jorge Ferraz, coordenador do projecto, explicou que a aplicação surgiu na sequência de um inquérito realizado no ano passado, que abrangeu 550 pessoas, sobre os hábitos televisivos e os processos cognitivos que os telespectadores têm no momento da escolha e seleção dos conteúdos televisivos.

“Apurámos que os critérios mais importantes, na hora de escolher o conteúdo televisivo, prendem-se não só com o género televisivo, mas também com a companhia, o estado de espírito e o tempo livre para ver televisão”, adiantou o investigador.

Os dados então recolhidos permitiram desenvolver um protótipo, composto por uma aplicação de televisão interativa e uma aplicação tablet, que abrange todos os conteúdos disponibilizados pelo Meo, operador da Portugal Telecom (PT), incluindo os programas das gravações dos últimos sete dias, e do canal de vídeo-on-demand.

 

(Texto: Agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.