Câmara de Leiria admite providências cautelares para travar agregações

Posted by
Spread the love

A Câmara Municipal de Leiria (PS) admite avançar com providências cautelares para travar as propostas de agregação de freguesias no concelho, disse à agência Lusa o presidente da autarquia.

“Sentimos que estamos perante um escândalo político. O que foi apresentado para Leiria é uma perfeita vergonha (…) e em cima da mesa está a hipótese de avançarmos com providências cautelares”, disse Raul Castro, confrontado com a proposta da Unidade Técnica para a Reorganização Administrativa do Território (UTRAT).

A criação da “União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes” é a agregação mais contestada, uma vez que a nova freguesia passaria a somar mais de 27 mil habitantes.

“Não se brinca com a identidade das pessoas”, frisou o presidente da Câmara de Leiria, reafirmando a convicção de que “esta lei é inconstitucional por haver discriminação negativa”.

Raul Castro admite mesmo que as próximas eleições autárquicas podem ser palco de boicotes devido à insatisfação das pessoas, caso se mantenha a atual proposta de agregações no concelho.

Por seu turno, o porta-voz do Movimento das Freguesias de Leiria e presidente da Junta de Freguesia das Cortes, disse à Lusa que “este ‘desenho’ é uma completa surpresa” e que colide com a geografia cultural dos territórios”.

A “União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes” vai criar “uma mega freguesia ingovernável”, sustentou Manuel Cruz, frisando que a proposta é “incompreensível”.

 

(Texto: Agência Lusa)

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.