Internamento de tuberculoso de Pombal aguarda decisão judicial

Spread the love

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) aguarda uma decisão do Tribunal de Pombal para proceder ao internamento compulsivo de um cidadão que se recusa a tratar uma tuberculose multirresistente, revelou fonte da instituição.

A decisão poderá ser tomada “a qualquer momento”, mas “é mais provável que seja conhecida na sexta-feira”, adiantou a mesma fonte.

Fonte do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) adiantou que a unidade está na expetativa para a eventualidade de vir a receber o doente.

Dependendo da natureza da decisão judicial, o doente também poderá ser encaminhado para o Hospital Prisão de Caxias, admitiu à agência Lusa uma fonte que está a acompanhar o desenrolar deste caso.

Imigrante ucraniano e residente no concelho de Pombal, o paciente tem vindo a recusar o tratamento há quatro meses, quer em ambulatório, quer em internamento.

O elevado receio de contágio da tuberculose multirresistente levou as autoridade de saúde a procurar uma solução para o caso, pela via judicial.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.