Medicina Familiar quer avaliações ao telefone em vez de consultas

Posted by
Spread the love

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) defendeu hoje que os centros de saúde devem atender as pessoas de porta fechada, sendo as consultas substituídas por “avaliações sumárias” por telefone.

“Apenas os doentes previamente contactados pelo seu médico e com situação clínica inadiável deveriam ser atendidos presencialmente”, recomenda o presidente da APMGF, Rui Nogueira, num documento sobre a pandemia da covid-19 enviado à agência Lusa.

No texto, intitulado “Pede-se rigor rapidez e radicalismo em medidas corajosas”, o médico de Coimbra sublinha que os centros de saúde “deveriam rapidamente começar a atender com a porta fechada”.

“O conhecimento da história do doente pode ajudar-nos. A possibilidade de emissão de receituário em formato digital é um recurso incrivelmente útil e todos os meios de comunicação que temos hoje à nossa disposição são ajudas preciosas”, refere.

Na sua opinião, “todas as pessoas deveriam permanecer em casa nos próximos dias ou semanas”, para ajudarem a conter a propagação do novo coronavírus.

“Ainda não temos equipamentos de proteção individual e é perigoso para nós e para os doentes assumirmos o contacto direto numa consulta presencial”, alerta Rui Nogueira.

Para o também coordenador de Internato em Medicina Geral e Familiar na Região Centro, “o contacto direto com doentes com suspeita ou já com diagnóstico de covid-19 – e ainda assim com as devidas precauções e proteções – apenas deveria ser possível nas áreas dedicadas a este atendimento”.

“Todos os outros doentes beneficiam mais e correm menos riscos se forem contactados por telefone pelo seu médico”, preconiza.

Por outro lado, os transportes públicos “deveriam circular exclusivamente para pessoas credenciadas e com justificação para trabalhos essenciais e indispensáveis”.

“Apenas se compreende a manutenção dos serviços essenciais e ainda assim com condicionamento e adaptação”, acentua o presidente da APMGF.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.