Prémios Nobel apadrinham em Coimbra o primeiro centro de ensaios clínicos fase I

Spread the love

chuc_nobel day dr

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) inaugura na sexta-feira, com a presença de vários prémio Nobel, o primeiro Centro Nacional de Ensaios Clínicos do Serviço Nacional de Saúde que vai fazer testes maioritariamente em pessoas saudáveis.

Os ensaios de fase I visam, essencialmente, o estudo da segurança dos medicamentos e têm tradicionalmente como população alvo voluntários saudáveis.

“Este centro é muito importante por três razões. Em primeiro, porque coloca o CHUC e o país na vanguarda da inovação e da investigação sob ensaios clínicos e dispositivos médicos e tecnologias inovadoras”, disse à agência Lusa o presidente do CHUC, Martins Nunes.

Permitirá também, de acordo com Martins Nunes, às “empresas portuguesas que habitualmente faziam estes estudos no estrangeiro, que agora os possam fazer em Portugal”.

Além disso, as empresas estrangeiras, que recorriam a outros países [para estes ensaios], podem agora fazê-lo em Portugal, apostando assim na riqueza para o país que o centro pode criar, sublinhou.

“Em terceiro lugar, na cadeia do desenvolvimento da inovação, permite-se que os doentes tenham acesso mais precocemente a medicamentos e a equipamentos inovadores”, disse o responsável.

O investimento em infraestruturas é inferior a cem mil euros e todo apoiado por mecenas, explicou também.

A fase 1 dos ensaios clínicos assinala a experimentação de fármacos em seres humanos, pela primeira vez.

Estes ensaios focam-se principalmente na segurança e tolerância ao medicamento.

Nesta fase (num conjunto de cinco níveis), são estudadas as implicações em termos de segurança de determinadas moléculas para desenvolvimentos futuros.

A inauguração do centro de ensaios clínicos, que deverá contar também com a presença do ministro da Saúde, ocorre no contexto da realização de um evento científico, que contará com a presença de quatro laureados Nobel da Medicina e da Química e ainda investigadores nacionais, no âmbito do Nobel Day.

Os laureados são Bruce Beutler, Nobel em Medicina que desenvolverá uma conferência sobre o tema “Mutagénese aleatória para descobrir a função dos genes”; Tim Hunt, Nobel em Medicina, que produzirá uma conferência sobre “Como ganhar um Prémio Nobel: o controlo da divisão celular”; Jean-Marie Lehn, Nobel de Química, com o tema “Da matéria à vida: Química? Química!”; e Aaron Ciechanover, Nobel de Química, que falará sobre “A Revolução da Medicina Personalizada: Será que vamos curar todas as doenças? E a que preço?”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.