D. Januário deixa recados aos governantes em Coimbra

Spread the love

 

Em Coimbra, a Igreja de Santa Cruz, última morada de D. Afonso Henriques, recebeu quarta-feira (24 de outubro) as comemorações do Dia do Exército. Numa cerimónia presidida pelo general Chefe do Estado-Maior do Exército, o general Artur Neves Pina Monteiro, ladeado pela vice-presidente da Câmara de Coimbra, Maria José Azevedo Santos, o exército homenageou o seu patrono, D. Afonso Henriques, depositando no seu túmulo uma coroa de flores, após o ritual de colocação da espada.

Depois da tradicional homenagem,seguiu-se a eucaristia presidida pelo Bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, que, na sua homilia, deixou recados aos governantes.

O bispo fez questão de referir que o exército se deslocou a Coimbra para “beber a inspiração do seu pelejar, valentia e locução, não para dominar nem confundir, mas para servir melhor a comunidade de mulheres e homens, defendendo-os do mal”. D. Januário frisou que “esta não é uma terra de servos”, apesar de ter “a impressão de que alguns se julgam donos da quinta”.

(ver versão completa na edição impressa)

Bruno Gonçalves

bruno.goncalves@asbeiras.pt

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.