Meio milhar de bombeiros previnem reacendimentos em Ourém

Posted by
Spread the love

Quase meio milhar de bombeiros mantém-se no terreno em Ourém, para prevenir possíveis reacendimentos hoje do incêndio de grandes dimensões que lavrou no concelho, disse à Lusa o comandante distrital de Operações de Socorro de Portalegre.

“Estão neste momento em trabalhos de consolidação”, num dia em que “é esperado o agravamento das condições meteorológicas”, sublinhou Belo Costa, que comanda as operações de combate às chamas em Ourém.

“As expetativas que temos, contudo, é de que seja possível manter todo o perímetro dominado”, informou, acrescentando que no local os operacionais estão a ser apoiados por 145 veículos.

O incêndio que lavrou durante 38 horas no concelho de Ourém foi marcado por fortes ventos, responsáveis por projeções que dificultaram o trabalho dos bombeiros no terreno, atingindo mais de uma dezena de aglomerados populacionais.

O fogo, que deflagrou no domingo pelas 12H20, foi dado como dominado esta madrugada, pelas 02H12.

O balanço provisório aponta neste momento para a destruição de “cinco habitações, duas barracas e uma fábrica” de plásticos, adiantou na segunda-feira à noite o presidente da Câmara de Ourém, ressalvando, contudo, que para já “a preocupação foi sobretudo em apagar fogos” e não em conferir danos.

O fogo já provocou um morto – um homem de 54 anos, proprietário de um aviário -, queimou duas casas de habitação permanente e algumas devolutas, além de destruir uma empresa de plásticos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.