IPL estreia mestrado em curso com “empregabilidade de 100 por cento”

Spread the love

O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) abre este mês um mestrado na área da Informática para a Saúde, cuja taxa de empregabilidade é de 100 por cento, disse à Lusa o coordenador do curso, Ricardo Martinho.

“Não só a taxa de empregabilidade na respetiva área é de 100 por cento, como as ofertas de estágio curricular nas empresas ultrapassam o número de diplomados que temos”, sublinhou.

Ao cuidado “no alinhamento contínuo com as necessidades de mercado,” este ano os responsáveis do curso da Escola Superior de Tecnologia de Gestão (ESTG) do IPL somam a aposta no mestrado de Gestão de Sistemas de Informação Médica.

O grau será conferido em conjunto com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e tem três grandes objetivos, segundo o responsável pela concretização do mestrado na ESTG, Rui Rijo.

“Ajudar quem já é licenciado a ter uma possibilidade de ascender na carreira”, avançar para a investigação e, a longo prazo, lançar as bases para “criar um ‘cluster’ industrial na área para a Saúde” a nível regional, explicou.

Rui Rijo salientou que a ideia passa por fazer crescer massa crítica “para potenciar inovação ao nível de produtos relacionados com a área e contribuir para o nascimento de empresas na área”.

O coordenador do curso, Ricardo Martinho, realçou que no curso de Informática para a Saúde tem-se procurado precisamente vincar uma filosofia de empreendedorismo.

“Temos desistências, é certo. Isso pode dever-se ao facto de o curso não corresponder às expectativas de alguns alunos, mas sobretudo à exigência que é colocada”, salientou, adiantando que “a formação é única no país” e toca em áreas emergentes, como a da biotecnologia e ‘mobile health'”.

O curso começou a ser ministrado na ESTG em 2005 e formou cerca de 150 alunos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.