Filme “Embargo”, de António Ferreira, selecionado para festival da Holanda

Posted by
Spread the love

 

A longa-metragem “Embargo”, do cineasta António Ferreira, inspirada num conto de José Saramago, foi selecionada para o Festibérico 2012 – Festival de Cinema Português e Espanhol, que decorre em Delf, Holanda, entre 19 e 29 de abril.

Fonte da produtora do filme, a Persona non Grata Pictures, adiantou que a exibição está programada para o dia 25, às 19:30, no Filmhuis Lumen.

Desde setembro de 2010, altura em que teve estreia comercial em Portugal, o filme foi selecionado para mais de duas dezenas de festivais internacionais de uma dezena de países, designadamente de França, Itália, Brasil, Venezuela, Espanha, Suécia, Estados Unidos e Canadá.

A estreia comercial no Brasil verificou-se em finais de 2011 e, este ano, o filme do realizador português foi já escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para a secção de longas metragens de ficção candidatas ao Grande Prémio do Cinema Brasileiro 2012, em todas as categorias artísticas e técnicas, pelo facto de ser uma co-produção Portugal-Brasil-Espanha.

“Embargo”, segunda longa-metragem de António Ferreira depois de “Esquece tudo o que te disse” (2002), arrebatou dois prémios em Portugal – a Menção Honrosa do Júri Internacional do Fantasporto 2010 e o Prémio de Melhor Argumento Adaptado dos XVII Caminhos do Cinema Português 2010.

Inspirado na crise petrolífera e rodado em Coimbra, cidade onde António Ferreira tem a sua produtora cinematográfica, o filme baseia-se no conto homónimo de José Saramago, inserido na obra “Objeto quase”.

No papel de protagonista surge Filipe Costa, que se iniciou como ator no teatro universitário de Coimbra, e foi fundador das bandas musicais “Bunnyranch” e “Sean Riley & The Slowriders”.

No filme participam ainda, como atores, Cláudia Carvalho, Pedro Diogo, Fernando Taborda, José Raposo, Miguel Lança e Eloy Monteiro.

 

(Texto da agência Lusa)

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.