Miguel Relvas diz que as comunidades intermunicipais terão competências reforçadas

Posted by
Spread the love

O ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, assegurou hoje, em Gouveia, que as comunidades intermunicipais serão valorizadas e reforçadas ao nível de competências e meios no âmbito da reforma administrativa.

“As comunidades intermunicipais, como as duas áreas metropolitanas, vão ter que ser muito reforçadas em competências, que virão da administração central e que serão delegadas pelas câmaras”, garantiu hoje o governante, no final de uma reunião com os autarcas que integram a comunidade da Serra da Estrela (Gouveia, Seia e Fornos de Algodres).

Segundo Miguel Relvas, as comunidades intermunicipais “são decisivas” no âmbito da reforma administrativa em curso e também serão “parte da solução” dessa mesma reforma.

O governante adiantou que, futuramente, as associações de municípios terão mais “competências e meios, porque não é possível fazer reformas dando só competências a estas entidades e não dando o respetivo envelope financeiro”.

Miguel Relvas referiu que o Governo está “a fazer uma mudança muito significativa” e que a reforma do poder local é necessária porque os municípios estão hoje “numa situação difícil e delicada” em termos financeiros.

“A maior parte dos presidentes de câmara e dos autarcas são bons gestores e nós não podemos deixar que alguns que não tiveram cuidado, que não geriram bem, possam contagiar um número muito significativo, e que é a larga maioria, daqueles que têm feito uma obra notável no nosso país”, declarou.

Miguel Relvas reconheceu também que é preciso “olhar para o interior com outros olhos”, porque nos últimos 20 anos “só perdeu representatividade” e “envelheceu, está mais pobre”.

O ministro reiterou ainda aos jornalistas que a reforma administrativa vai ser realizada, apesar de o assunto estar a gerar descontentamento entre a oposição e autarcas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.