Académica vai à final da Taça de Portugal em Basquetebol

Posted by
Spread the love

DR

A Académica é o segundo finalista da Final 8 da Taça de Portugal 2012, depois de derrotar esta tarde de sábado a equipa do Sampaense (67-65). Os dois clubes colocaram em campo os seus trunfos e lutaram com tudo o que tinham pela presença na final.

A Académica entrou na partida com três triplos em menos de dois minutos contra apenas quatro pontos do Sampaense. No entanto, nos seguintes seis minutos, a equipa de São Paio de Gramaços partiu para um parcial de 10-0 e a Académica só então conseguiu “acordar” e não perder a embalagem da partida. Barroca repôs a igualdade a 39 segundos do final do período que chegaria com 18-18 depois de mais dois pontos para cada lado.

Com apenas três pontos em seis minutos, a Académica sofreu um parcial de 11-3 e deixou o Sampaense com oito pontos de vantagem. Soou de novo o alarme para os “estudantes” que voltaram a reagir e Fernando Sousa colocou o jogo a um ponto com 1,23 para jogar. No entanto, quatro pontos consecutivos dos sampaenses faziam o resultado no intervalo (35-30).

No regresso das cabines, os pupilos de João Moutinho vieram mais focados e conquistaram nova vantagem de oito pontos ao fim de um minuto jogado. A Académica continuou atrás do prejuízo e com cinco minutos jogados estava a 11 pontos do adversário. Nova revolução dos jogadores de Orlando Simões que conseguiram ir buscar o jogo e entrar no 4º período a apenas quatro pontos (53-49) e na discussão do jogo.

Com as decisões regressou o equilíbrio no jogo, toada que pautou os últimos 10 minutos até ao último segundo. Com 2, 30 minutos jogados neste parcial, o Sampaense voltou a permitir que o adversário comandasse (53-54). A partir daqui assistiu-se a cosntantes alternâncias no marcador até aos últimos instantes. A 24 segundos do fim, Ivan Almeida dispôs de três lances livre mas só concretizou um, o que permitiu apenas o empate a 65 pontos.

Com o controle do tempo de ataque, a Académica conseguiu libertar o capitão Fernando Sousa que converteu os dois decisivos pontos a oito segundos do fim, apesar do esforço final do Sampaense.

Fonte: Federação Portuguesa de Basquetebol

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.