Bastonário dos Médicos alerta para falta de segurança da prescrição eletrónica

Posted by
Spread the love

Arquivo - Carlos Jorge Monteiro

O bastonário da Ordem dos Médicos alertou esta terça-feira (17) para as condições “aterradoras” ao nível da segurança do sistema informático da prescrição eletrónica, recomendando que se tomem medidas para o defender.

Numa audição no grupo de trabalho da Comissão Parlamentar de Saúde sobre a prescrição por Denominação Comum Internacional (DCI), José Manuel Silva afirmou que a Ordem teve “informações aterradoras” sobre a segurança informática da Administração Central do Sistema de Saúde.

“Não há segurança no circuito da prescrição eletrónica e há empresas a armazenar dados que não deviam estar a armazenar”, apontou, frisando que há possibilidade de “fraude e devassa” dos dados pessoais dos doentes.

José Manuel Silva afirmou que com a prescrição eletrónica que existe, “estamos a dar informação pessoal dos doentes a base de dados não encriptadas” a que podem aceder seguradoras, por exemplo.

O bastonário ilustrou as falhas de segurança com uma confidência que lhe teria sido feita por uma pessoa que pertence à Comissão Nacional de Proteção de Dados e que recusa que o seu médico lhe prescreva receitas eletronicamente por estar ciente dos riscos de segurança.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.