Associação de defesa ambiental denuncia nova descarga poluente na ribeira dos Milagres

Spread the love

DR

A Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres (CADRM) denunciou hoje, (dia 05), uma descarga poluente na ribeira, em Leiria, a terceira em menos de duas semanas.

“Foram libertados, sem dúvida, largas centenas de metros cúbicos de efluentes suinícolas para a ribeira, não tenho dúvida nenhuma”, disse à agência Lusa o porta-voz da CADRM, explicando que aquela linha de água “está cheia de espuma que a forte chuvada que se fez sentir durante a madrugada não conseguiu sequer dissipar”.

Rui Crespo lamenta esta “forte descarga”, tanto mais que, sublinha, alertou a GNR durante a noite de sexta-feira para o que estava já acontecer.

“É com certeza um sentimento de impunidade total aquele vivido pelas pessoas que prevaricam”, desabafa o porta-voz da CADRM, lembrando que em menos de duas semanas esta foi a terceira descarga poluente denunciada às autoridades pela associação de defesa ambiental da ribeira dos Milagres.

A primeira foi a 24 de Outubro, a segunda foi quatro dias depois, sempre em dias marcados pela chuva.

À Lusa, no dia da primeira descarga, fonte do Ministério do Ambiente assegurou que a Administração da Região Hidrográfica do Centro estava a acompanhar de perto a situação no terreno através da sua equipa técnica, juntamente com a equipa do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR.

Contudo, o Ministério não respondeu até ao dia de hoje à questão colocada pela Lusa sobre a Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas projetada para a freguesia de Amor, não se sabendo qual o ponto de situação atual de um projeto prometido há mais de uma década e que resolveria o problema dos efluentes suinícolas na região de Leiria.

A região de Leiria é uma das zonas com maior número de suiniculturas do país, causando um impacto ambiental, ainda por resolver.

 

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.