Nova descarga poluente na Ribeira dos Milagres

Spread the love

DR

A Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres denunciou hoje uma nova descarga poluente ocorrida durante a madrugada naquela curso de água, no concelho de Leiria, e afirmou que “não é difícil identificar os infratores”.

O porta-voz da comissão, Rui Crespo, disse à agência Lusa que “houve uma pequena descarga no afluente da ribeira dos Milagres durante a noite, onde habitualmente não são visíveis descargas”.

“Às 8H00 era visível uma mancha muito escura no local mais profundo do ribeiro, com cheiro”, que contrastava com “água bastante clara” um pouco mais à frente.

Segundo o responsável, junto ao local da descarga “existem duas suiniculturas”, pelo que “não será difícil identificar o infrator”.

Rui Crespo acrescentou que “há sempre a desculpa de que são mais de 300 suiniculturas, pelo que não é fácil identificar o autor da descarga”. Desta vez, “não há dúvida, pois só existem duas no local”.

O porta-voz salientou que “a comissão não se centra a apontar o dedo a A ou B”, apenas “denuncia os casos” e quer demonstrar que “só não conseguem identificar os infratores se não quiserem”.

Fonte da GNR confirmou à agência Lusa que recebeu a denúncia, pelo que foram enviados militares afetos ao Núcleo de Proteção e Ambiente ao local para “investigar”.

A Estação de Tratamento de Efluentes Suinícolas (ETES), projetada para a freguesia de Amor, no concelho de Leiria, tem um custo previsto de 18 milhões de euros.

Trata-se de um projeto de conceção, construção, exploração e financiamento, e vai ter capacidade para tratar, diariamente, dois mil metros cúbicos de efluentes de suiniculturas e de outras explorações agropecuárias dos concelhos de Leiria, Batalha e Porto de Mós.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.