José Manuel Pureza volta a encabeçar lista de candidatos do BE em Coimbra

Spread the love

DR

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, José Manuel Pureza, voltará a encabeçar a lista de candidatos do partido no distrito de Coimbra nas próximas legislativas, disse hoje o próprio à agência Lusa.

A lista de candidatos do BE de Coimbra à Assembleia da República, nas eleições de 5 de junho, “foi aprovada por uma grande maioria” numa reunião da assembleia distrital de militantes realizada na sexta-feira à noite.

José Manuel Pureza ressalvou, no entanto, que esta lista, tal como as dos restantes círculos eleitorais, carece ainda de ratificação da mesa nacional, em reunião marcada para este domingo, em Lisboa.

Em segundo e terceiro lugares, figuram dois independentes, Helena Loureiro, professora do ensino secundário, e António Rodrigues, médico, que já tinham integrado a lista de candidatos do Bloco em Coimbra nas últimas legislativas.

Em 27 de setembro de 2009, o PS venceu as eleições no distrito, mas perdeu dois deputados para o Bloco de Esquerda e o CDS, enquanto o PSD manteve os quatro mandatos que já tinha.

O BE estreou-se na altura no distrito ao eleger pela primeira vez um deputado, o sociólogo José Manuel Pureza, especialista em Relações Internacionais e professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Desta vez, o número de deputados a eleger em Coimbra desce de 10 para nove, tendo o distrito perdido um lugar para o círculo de Faro, apesar de ter aumentado o número de eleitores.

Até 2009, os dez mandatos do distrito foram repartidos apenas entre PS e PSD, após a CDU ter perdido o lugar que tinha no Parlamento quando Coimbra elegia 11 deputados.

Ao obter 25469 votos, o BE reforçou o lugar de terceira força política no distrito, já alcançado em 2005, com 15444 votos, embora sem lograr então a eleição de José Manuel Pureza.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.