Câmara de Leiria poupou 6,2 milhões em despesas correntes em 2010

Spread the love

A Câmara Municipal de Leiria poupou 6,2 milhões de euros em despesas correntes o ano passado, face a 2009, revelam os documentos de prestação de contas relativos a 2010 aprovados esta terça-feira (19) em reunião do executivo municipal.

O presidente da autarquia, o independente Raul Castro, eleito pelo PS, sustentou que a diminuição das despesas correntes constitui um “sinal evidente do que tem sido a forma de gerir a autarquia, tentando cortar no que é possível”.

“Não está a ser fácil e vai ser mais complicado”, admitiu Raul Castro, assegurando que a autarquia vai continuar “a tentar restringir ao máximo a despesa corrente” que, com a execução de “projetos financiados por fundos comunitários”, são prioridades.

O autarca adiantou que a autarquia conseguiu ainda em 2010 um aumento da receita em dois milhões de euros (3 por cento) quando comparado com o ano anterior passando a ser de 64 milhões de euros, valor que não tem contabilizado o passivo financeiro. Sobre o aumento das dívidas a terceiros em 1,2 milhões de euros (de 14,8 para 16,4 milhões de euros), Raul Castro justificou que a situação “decorre de compromissos de anos anteriores”.

O presidente da câmara destacou a descida do montante da dívida bancária o ano passado em seis milhões de euros, passando de 71 para 65 milhões de euros. Já relativamente à execução orçamental – que situou em 51 por cento ao nível da receita global –, Raul Castro sublinhou “é melhor que em anos anteriores”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.