Médicos do CHC preocupados com “indiferença”

Spread the love

Este sábado (26), os médicos do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) manifestaram-se preocupados com a “aparente indiferença” face ao aproveitamento do seu potencial, no âmbito da criação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), a funcionar a 1 de abril. Em nota de imprensa, divulgada no final da reunião dos clínicos, consideraram importante a caracterização das valências desenvolvidas no CHC, “e seu percurso histórico e as metas de qualidade alcançadas”.

“Foi manifestada apreensão perante a aparente indiferença na averiguação e aproveitamento destas potencialidades, devendo ser ponderado o passado histórico do CHC, as competências adquiridas e a autonomia do desempenho clínico no futuro Regulamento Interno do CHUC”, sublinharam. Destacaram as “diferenças de objeto dos hospitais integrados”, de natureza assistencial, investigação, formação pós-graduada e universitária.

Defenderam que deve ser salvaguardado o atendimento às populações tradicionalmente servidas pelo CHC, “sem convulsões processuais”, salientando que a falta de definição pode levar a uma “deterioração da relação dos doentes com o seu hospital, perdendo-se a assistência de proximidade que demorou décadas a criar”. Os participantes na reunião, promovida pelo Sindicato Independente dos Médicos (SIM), interrogaram-se sobre a ausência de informação referente às motivações que levaram à criação do CHUC, e expressaram “o temor de atropelos nos princípios da igualdade e respeito pela paridade das instituições integrantes”.

Perante a nova configuração institucional, comprometeram-se a “pugnar para que se mantenha a qualidade de serviço a que habituaram os seus utentes” e a “não prescindir das responsabilidades profissionais e éticas, que os obrigam a tomar decisões clínicas de acordo com as boas práticas”. O CHC agrega o Hospital dos Covões, a Maternidade de Bissaya Barreto e o Hospital Pediátrico de Coimbra.

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que entrará em funcionamento a 1 de abril, reúne, além do CHC, os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e o Centro Hospitalar e Psiquiátrico de Coimbra (CHPC).

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.