Há 17 anos com O Teatrão

Spread the love

A marca da infância e juventude é genética, embora tal não tenha impedido a evolução do grupo num sentido mais amplo no que ao público alvo diz respeito. O Teatrão é hoje uma das companhias profissionais de teatro de referência em Coimbra, posicionando-se num patamar de intervenção cívica e forte interação com a comunidade.

A residir e programar a Oficina Municipal do Teatro de Coimbra desde 2009 – depois de ter andado com a “casa às costas”, dos primeiros espetáculos no IPJ até ao Museu dos Transportes, depois de ter passado pelo Cineteatro S. Teotónio –, O Teatrão nasceu no contexto particular do pensamento e debate produzidos relativamente à particular atenção a dar ao trabalho destinado à infância e juventude, no âmbito de Coimbra Capital Nacional do Teatro 1992, que teve Ricardo Pais como comissário-geral.

A 22 de junho de 1994 tem estreia no auditório do IPJ de Coimbra, a peça “Eles devem estar loucos”, que teve Manuel Guerra como autor do guião e encenação.

Entre o trabalho de “clown” e a defesa do ambiente

Estava dado o passo decisivo para a criação d’O Teatrão como companhia permanente de teatro profissional para a infância com sede em Coimbra, contribuindo “para colmatar lacunas graves existentes a nível local, regional e nacional” no que se refere a esta área de produção teatral.

E este foi um primeiro espetáculo marcante a diversos níveis: explorando o aspeto lúdico do trabalho de “clown”, Manuel Guerra conseguiu articulá-lo de uma forma particularmente feliz com temáticas ligadas à preservação ambiental, uma vez que, em 1994, se assinalava o Ano Internacional do Ambiente. O resultado foi memorável e aplaudido.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.