Utentes da SCUT agendam protesto para dia 17

Spread the love

A comissão de utentes das antigas autoestradas sem custos para os utilizadores (SCUT) A17, A25 e A29 anunciou ontem (11) um buzinão de protesto contra as portagens, para o dia 17, em Cacia, Aveiro.

Em comunicado, os responsáveis pelo movimento adiantam que o protesto está marcado para as 07H30 na rotunda da Estrada Nacional (EN) 109, que dá acesso à fábrica da Renault, em Cacia, e serve para denunciar o “transtorno” que a cobrança de portagens trouxe a esta freguesia.

A decisão de realizar o buzinão foi tomada durante uma reunião promovida pela comissão de utentes que decorreu na quinta-feira à noite na Junta de Freguesia de Cacia e que contou com a presença do presidente e de dezenas de populares.

“Na reunião houve vários testemunhos dos residentes preocupados com a quantidade de automóveis que têm vindo a circular na freguesia, que consequentemente trouxe muita insegurança e um elevado risco para quem reside nestes locais”, assinala a nota.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Cacia, Casimiro Calafate, disse que os primeiros dias após a implementação das portagens nas antigas SCUT foram “extremamente caóticos” na freguesia.

“Nos primeiros dias, o tráfego aumentou mais de 60 por cento”, afirmou.

Atualmente, segundo o mesmo responsável, “o fluxo de trânsito diminuiu porque as pessoas que têm horários marcados têm de os cumprir”.

O autarca destacou, no entanto, que “ninguém pode dizer quantos minutos vai demorar a percorrer os cerca de 4,5 quilómetros da EN 109 em Cacia”.

Casimiro Calafate alertou ainda para a existência de automobilistas que “começam a utilizar estradas interiores da freguesia, que são vias exclusivamente urbanas, para fugir ao pandemónio que é passar na EN 109, com graves riscos para os moradores”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.