“Ficha” para carros elétricos nos Olivais

Posted by
Spread the love

São, apenas, dois lugares de estacionamento, em Santo António dos Olivais, bem em frente à sede da junta de freguesia. Mas nem todos vão poder ocupá-los. É que, já desde ontem, está ali instalado um curioso equipamento que serve para abastecer viaturas elétricas. Quarta feira, Dia Europeu Sem Carros, a câmara vai inaugurá-lo, por volta do meio dia.

Trata-se do primeiro posto, em Coimbra, de um total de 27 que vão integrar a rede nacional de abastecimento de carros elétricos. Segundo disse ao DIÁRIO AS BEIRAS o vereador da Câmara de Coimbra, Paulo Leitão, a ideia de reservar dois lugares de estacionamento tem a ver com o facto de cada carregamento, em baixa tensão, demorar em média seis horas. O acesso é feito com um cartão próprio, que acaba por valer como uma espécie de talão para estacionamento.

Estimativas do Gabinete para a Mobilidade Elétrica em Portugal apontam para que os custos de carregamento deverão rondar os dois a três euros, por cada 100 quilómetros. Mais caro (4,5 euros) deverá corresponder a um posto de carregamento rápido, que reduz o tempo para o automóvel ficar com a bateria pronta a utilizar. Já uma opção pela carga à noite, em casa, com regime bi-horário, custará 1,5 euros.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.