“Romanos” confecionam o maior queijo do Rabaçal

Spread the love

A Estação Arqueológica da Villa Romana do Rabaçal recebe, este domingo, mais uma edição do Mercado do Queijo Rabaçal e dos Romanos. Uma organização conjunta do município de Penela e da União de Freguesias São Miguel, Santa Eufémia e Rabaçal que decorre, a partir das 08H00, numa tenda instalada no campo de futebol do Rabaçal.

Os visitantes poderão comprar e degustar o famoso Queijo do Rabaçal, mas também outros produtos endógenos, como o Vinho Terras de Sicó, Azeite Sicó, mel e nozes, entre outros. Um dos pontos altos do certame é a confeção do maior Queijo do Rabaçal que será depois provado pelos convidados e visitantes do certame.

Às 10H00, no Espaço-Museu do Rabaçal, tem lugar a apresentação do Concurso Internacional de Conceção “Proteção ao Sítio Arqueológico, Museu e Acessos – VRR”. Meia hora depois, arranca a 6.ª edição das Jornadas de Lacticínios e que contará com as intervenções do médico veterinário Carlos Daniel Cruz sobre “Desafios Atuais da Pecuária” e a engenheira Cláudia Henriques, da EDL/ETL Terras de Sicó, sobre “O Caderno de Especificações – DOP Queijo do Rabaçal”.

Ateliês Infantis para o fabrico de pão, queijo e elaboração de mosaicos romanos, pintura ao ar livre, recriações históricas e um festival de folclore, com o apoio do Rancho Folclórico do Rabaçal, são algumas das atividade que decorrerão durante todo o dia.
A caminhada “Rota do Queijo do Rabaçal” é outra das iniciativas agendadas para este dia e que tem início às 09H00.
Todas estas atividades têm como objetivo colocar os visitantes a (re)viver o ambiente do palácio da Villa Romana do Rabaçal do século III DC à actualidade, participando numa história que vai percorrendo os diversos espaços e tempos deste complexo agrícola.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.