Exército limpa 45 km de lagoas e ribeiras

Posted by
Spread the love

A Lagoa dos Coadiçais (mais conhecida por Lagoa do Charco) está, finalmente, a ser limpa e desassoreada. A operação, que envolve a Câmara de Cantanhede e a Junta de Freguesia de Febres, é planeada e desenvolvida por militares e insere-se no âmbito de um protocolo entre o Município e o Exército.
A intervenção na lagoa, já em fase de conclusão, obrigou a que a água da lagoa tivesse de ser bombeada, para a Vala da Vela, que se dirige para a beira mar. Por isso, o caudal na vala tem estado bastante acima do normal, bem como é visível que a água flui muito turva, de cor esbranquiçada, dada a presença de muitas partículas em suspensão.
Para além da Lagoa dos Coadiçais, em Febres, foram também alvo de intervenção a Vala de escoamento das lagoas (Levadia), na Tocha; a Vala do Juncal, em Cantanhede; e as ribeiras da Varziela, da Corujeira e de Ançã.
Ao todo, os trabalhos de limpeza, alargamento e regularização do leito destas linhas e cursos de água – levados a cabo por militares do Regimento de Engenharia N.º 3, de Espinho – abrangem um total aproximado de 45 quilómetros.

Notícia completa na edição impressa de hoje

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.