Câmara de Cantanhede promove limpeza e desobstrução de linhas de água

Posted by

Arquivo

A Câmara de Cantanhede anunciou hoje que vai proceder à limpeza e à desobstrução dos leitos de rios e ribeiras, com o objetivo de facilitar a passagem da água e para promover a saúde pública.

Em comunicado enviado, a autarquia disse que vai proceder à retirada de vegetação invasora, árvores caídas que dificultam o normal curso das águas, assim como “à remoção de sedimentos e outro material dos leitos, incluindo a sua redefinição, sempre que tal se justifique”.

Um investimento no valor de 26 mil euros, numa operação de 8,5 quilómetros, que prevê a limpeza “das secções de vazão das passagens hidráulicas e pontões e a criação de pequenos açudes para armazenamento de água e reabilitação de condições biofísicas”.

A autarquia assegura ainda que vão ser preservadas todas as plantas que estejam protegidas pela lei.

A reposição e reabilitação da galeria ripícola são outras das preocupações, de modo a manter a sua estrutura e proteger as margens.

O município refere ainda que a iniciativa surge na sequência de outras já realizadas no concelho, sendo, nos termos da legislação em vigor, responsabilidade do município a limpeza e desobstrução das linhas de água em contexto urbano, “enquanto nos terrenos confinantes com valas e ribeiros em zonas agrícolas e florestais cabe aos respetivos proprietários assegurar essas operações”.

A autarquia de Cantanhede adianta que está a fazer um levantamento das valas hidráulicas, de modo a perceber quais necessitam de manutenção.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.