Opinião: Coimbra no Centro

Posted by
Spread the love

Rui Lopes Rodrigues

Será a politica conimbricense um lugar de irremediáveis aparências? Terá o PPD/PSD Coimbra algo a dizer na politica da nossa Cidade? Que contributo podem os militantes do PPD/PSD dar à estrutura e ao desenvolvimento da secção concelhia de Coimbra, ao ponto de voltar a merecer a confiança dos eleitores?
Antes de responder a estas questões, parto para este artigo com a forte convicção que a vida diz ao homem quem ele é e que momentos extraordinariamente difíceis, exigem atitudes extraordinariamente difíceis. As respostas àquelas perguntas exigem sair do sofá, trabalhar e encontrar soluções. Ter Coimbra no Centro das minhas atenções transporta-me para a politica e aqui, aquilo que efetivamente parece, é.
Integrar a Secção Concelhia de Coimbra do PPD/PSD não vale como titulo, não vale medalhas. Vale sim – e muito – como possibilidade de servir a comunidade. Esta tarefa envolve muito trabalho. É preciso falar muito mais com os Conimbricenses, é preciso envolver os militantes e simpatizantes na vida do partido ao ponto de deixar de existir a subsistência individual do militante e passar a existir um compromisso entre o PPD/PSD Coimbra e a Comunidade.
Assim, O PPD/PSD Coimbra passará a ser um só, agregando vontades que defendam os direitos liberdades e garantias de toda a sociedade Conimbricense, seja o trabalhador rural, o professor universitário, o bombeiro, o médico, o artesão ou o artista. Estabelecerá pontes entre a tradição e a modernidade e fá-lo-á desde Souselas a Almalaguês e desde São Martinho de Árvore a Ceira, reconstruindo pacientemente a confiança dos Conimbricenses no PPD/PSD Coimbra.
É este compromisso que terá de ser assumido por todos os militantes do PPD/PSD Coimbra, trabalhando com afinco para ajudar o partido a merecer a confiança de todos. Será necessário apelar a uma grande capacidade de reunir pessoas, militantes ou simpatizantes do PPD/PSD, ou personalidades de destaque ou anónimos. Será fundamental marcar a diferença, construir pontes de entendimento e trabalhar para o progresso de Coimbra.
O PPD/PSD Coimbra, tem pela frente um trabalho de formiguinha. Terá quatro anos para fazer oposição ao Partido Socialista e estruturar o partido para ganhar eleições. Só assim será possível o PPD/PSD Coimbra vir no futuro a dar o seu contributo nas reformas necessárias para colocar Coimbra como grande player nacional. Onde a Universidade de Coimbra, o Instituto Politécnico, a industria, a tecnologia, as Instituições de Saúde e Proteção Civil, o Turismo, as Associações culturais, recreativas e desportivas, as Instituições de Solidariedade Social, a Câmara Municipal e os Conimbricenses possam convergir neste objetivo.
Os militantes do PPD/PSD Coimbra darão o seu contributo, apoiando a candidatura que tenha Coimbra no Centro, pois nestes momentos difíceis, é a candidatura que reúne um conjunto de ativos do PPD/PSD com as características e de condições para fazer esse trabalho resiliente e agregador. E fá-lo-ão, através do partido, de forma continuada. Seja na oposição ao executivo socialista, seja nas freguesias, na cidade, nas associações culturais, nos grupos recreativos e desportivos, nas Instituições de solidariedade social, na Universidade e Politécnico, nas Instituições de Saúde, na proteção civil e nas empresas de Coimbra.
Ter Coimbra no Centro, garante aos Conimbricenses e aos seus militantes do PPD/PSD, a certeza de que, se a situação em Coimbra ou no partido, um dia, for considerada incompatível com as funções ou ambições profissionais dos seus dirigentes, estes escolherão Coimbra.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.