Opinião: Ainda há tanto por fazer…

Posted by
Spread the love

Gil Patrão

Nas eleições autárquicas de um de outubro, foi eleito de novo quem já tinha governado Coimbra durante dezasseis anos. Como o que importa é a cidade e a sua região virem a ter muito mais desenvolvimento, compete a quem preza Coimbra expressar o que entender que deverá ser feito, ajudando quem acabou de ganhar a Câmara a trabalhar de tal modo que, no futuro, venha a haver muito maior progresso. Mas irá Coimbra ter o que merece? Logo se verá o que acontece!
Embora haja quem não pense assim, Coimbra atrasou-se no caminho do desenvolvimento. Dos agentes intervenientes no processo de crescimento económico da cidade – que quando associado a vertentes sociais e culturais permite incrementar o desenvolvimento humano – nenhum tem o poder do Executivo que tomou posse há dias, para gerir a autarquia nos próximos quatro anos.
Obter um maior desenvolvimento passa por haver mais empresas que gerem novos empregos, pelo que se sugere ao Presidente que, tendo a sua anterior diplomacia económica tido tão fracos resultados, passe a receber e a escutar bem, quem pretenda investir na cidade e em toda a região.
Sugerimos também que passe a fazer o que for preciso, mas sem esperar pelo final do mandato. Com menos adjudicações diretas. Com menos burocracias. Diminuindo derramas e taxas. Consignando mais verbas para apoios sociais. Com decisões mais céleres e que atendam melhor aos interesses legítimos dos maiores empresários aos mais humildes dos munícipes. Que melhore passeios, ruas, praças e jardins. Que melhore bastante a limpeza urbana. E muito mais…
Face ao recente frenesim de obras na cidade, decerto que a Avenida Central será finalizada em breve. E como segundo o atual governo socialista, a economia cresce como nunca se viu, o metro sobre carris, que o anterior governo do PS iniciou para suspender logo depois, em breve o percorrerá, no percurso da Estação de Coimbra B aos HUC, que nem têm um simples autossilo. E já é tempo de a parte urbana, do há muito inútil ramal da Lousã, voltar a ser útil, novamente…
Sem esquecer que a Alta sonha em não ser zona de estacionamento. Que Baixa e Baixinha precisam de animação duradoura para atrair clientes a um comércio tradicional em declínio. Que só com uma renovação profunda, e muita inovação, o Mercado D. Pedro V seduzirá gente. Que os bares e esplanadas do Parque Verde serão úteis. Que toda a zona ribeirinha junto ao Estádio Universitário merece ser dignificada. Que entre a ponte-açude e Coimbra B há terrenos ermos que podem ser transformados a baixo custo em parques de estacionamento gratuitos. Que o Choupal espera há uma eternidade em voltar a ser um dos ex-libris da cidade. E logo veremos se o Coimbra inovação Parque ficará repleto, e se o prometido aeroporto internacional de Coimbra passa de projeto a obra feita, ou se foram mais umas das usuais, e impudicas, falácias eleitorais!
No urbanismo, na educação, no desporto, na cultura, e nas restantes áreas de intervenção autárquica, a Câmara deve atuar de forma a encontrar soluções que satisfaçam as necessidades das populações. E obviamente que, em democracia, qualquer Executivo Municipal deve apoiar as Juntas de Freguesias, e as demais instituições, sem atender à cor partidária de quem as dirija.
É notável haver quem administrará uma terra com os pergaminhos de Coimbra durante, pelo menos, cinco mandatos. Não é por sorte que se é eleito tantas vezes, pelo que quem o conseguiu ser tem mérito e merece reconhecimento, mesmo de quem não apreciar um estilo tão peculiar de governar a nossa cidade. Esperemos que o mandato atual seja o da consagração do Presidente da Câmara, porque Coimbra, e a sua região, têm de sair da mediania a que se acomodaram um dia!

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.