Opinião: Até onde? A partir de quando?

Posted by
Spread the love

Diogo Cabrita

Gostar de animais é muito mais fácil do que parece. Um cão sacode a cauda quando nos vê e agradece com inimagináveis corridas e lambidelas os poucos tratos que recebe. Eles nunca refilam. Eles nunca se zangam. Admitindo que os tratamos bem, como é suposto ser, eles nunca desiludem.
Os animais de estimação reverenciam-nos, cumprimentam-nos. Nunca vão questionar porque esquecemos o dia de anos. O cão não é desagradável por falta de tempero na comida. Não há ofensas, não há contrariedade. Por esta razão era mais fácil ser casada com um cão. A teimosia só é possível por sermos dois. Com o gato, ou o cão, ou o canário, ou a tartaruga, logo que chegamos a casa eles rejubilam, demonstram o afeto.
Amar os animais é até um pouco egoísta, revelando que gostamos de prevalecer sobre os outros. Os outros, as pessoas, são de oposição, são de nos atirar umas críticas, são de nos enviar umas mensagens indispostas, são de nos aborrecer e trazer azedumes, são de nos repreender onde pensámos estar bem. Um amor de pessoa pode trair, pode gastar dinheiro demais, tem vícios, tem doenças de comportamento que nos atrapalham, envergonham.
Porque a vida das pessoas obriga a trabalhar, a construir um salário que paga o dia a dia, por vezes deparamos com um parceiro cansado, rabugento.
Um amigo escreveu um texto comparando o cão à mulher e nele falava do cão colocado na bagageira de Coimbra ao Algarve, ou esquecido sem comida no fim de semana. O cão sairá da bagageira feliz de nos ver. Imagina como de lá sairia a mulher, ou a sogra, ou o marido. Imagina o esposo deixado em casa sem comida.
Os seres humanos depressa se enfurecem com os parceiros, os animais domésticos não. Eles não perdoam, eles cumprem rotinas e demonstram a sua devoção ao dono. Por tudo isto é muito mais fácil gostar de animais. O difícil mesmo é gostar das pessoas e aceitar que nos enfrentem, admirar que sejam melhores que nós, elogiar as suas qualidades apesar da inveja ou do ciúme.
Até onde deixaremos ir esta deriva das relações entre pessoas e animais? Até onde chegará a defesa dos animais? Seremos todos empurrados para o veganismo? A partir de que momento o conceito comida se tornará crime se falado sobre animais?

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.