Cardiologista de Coimbra faz o elogio do café

Posted by
Spread the love

polibio

O cardiologista Polybio Serra e Silva recomenda o consumo moderado de café e enaltece as suas propriedades na prevenção de algumas doenças, num livro apresentado neste sábado, em Coimbra.

“A ingestão de um café logo pela manhã é revigorante”, disse o autor, presidente do conselho científico da Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC).

Aos 88 anos, o professor jubilado e antigo médico dos Hospitais da Universidade de Coimbra chega a tomar seis cafés por dia – o que reconhece ser excessivo –, mas sugere que uma pessoa pode beber quatro.

“Chego a levantar-me de noite para fazer um café, que me faz dormir melhor”, revelou, antes do lançamento do livro “Um Poético Cafezinho”, em que Polybio Serra e Silva disserta, em verso e com bom humor, sobre as virtudes da bebida quente, ao longo de 144 páginas.

A obra é “toda virada para a prevenção” de problemas de saúde, designadamente ao nível das doenças cardiovasculares, disse. Com este livro, o também presidente da Delegação Centro da FPC quer ajudar a “acabar com o mito de que o café faz mal” e realça que o seu consumo moderado “pode prevenir” o cancro da mama e do colo do útero, bem como as doenças de Alzheimer e de Parkinson, entre outras.

“A maioria das pessoas está convencida de que o café faz mal à saúde e faz subir a tensão arterial”, ideia negada pelo cardiologista, que toma a bebida sem açúcar, desafiando os consumidores a beberem o café sem aditivos, a fim de “apreciarem todas as suas qualidades”.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.