Coordenador da reforma do SNS elogia capacidade de inovação das equipas de saúde

Posted by
Spread the love
DR

DR

O coordenador nacional para a reforma do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na área dos Cuidados Continuados Integrados (CCI) elogiou hoje, em Coimbra, a capacidade de inovação das equipas de saúde do setor público.

A propósito dos Prémios de Boas Práticas na Saúde, atribuídos pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, Manuel Lopes disse que “são essenciais, porque efetivamente são um sinal evidente de que o SNS tem capacidade de auto-renovação e de inovação, que devem ser valorizados”.

“Estamos a assistir a uma transição demográfica-epidemológica, na qual as populações requerem cuidados diferentes daqueles que requeriam há 37 anos e, portanto, obrigatoriamente o SNS tem de se renovar e haver uma entidade como esta que apela a essa renovação e que premeia essa renovação é um mecanismo absolutamente essencial”, sublinhou.

Manuel Lopes, que é professor coordenador na Universidade de Évora, falava à agência Lusa à margem da conferência “10 anos a premiar boas práticas”, que decorreu na manhã de hoje no Hospital Pediátrico de Coimbra.

O coordenador nacional do SNS na área dos Cuidados Continuados Integrados salientou que os projetos já desenvolvidos e premiados inovaram nos modelos de cuidados prestados e melhoraram a acessibilidade.

Considerou, no entanto, que têm ainda um “peso ainda reduzido” no SNS porque as experiências “ainda são limitadas”.

No primeiro painel da conferência, intitulada “10 anos a premiar as boas práticas, foram apresentados seis projetos desenvolvidos em Portugal – Algarve, Alentejo, Centro, Porto, Lisboa e Vale do Tejo e Ponta Delgada – que “demonstram que o SNS está movimento”, frisou Manuel Lopes.

Nesse conjunto, surge o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que criou um serviço de tele-medicina infantil dirigido para os hospitais da região centro, o Hospital Garcia da Horta, de Almada, com a criação de um Centro de Desenvolvimento da Criança, e o Centro Hospitalar do Algarve que implementou uma consulta de nutrição clínica.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.