Coimbra na rota dos 40 milhões investidos pelo Governo no tratamento do cancro

Posted by
Spread the love

radioterapia

O presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro manifestou-se hoje satisfeito com o anúncio do Governo de investir mais no tratamento oncológico, apesar de considerar que “as verbas nunca são suficientes para a luta contra o cancro”. Considerou, todavia,  que é muito bom saber que há um investimento adicional de 40 milhões de euros”, disse Francisco Cavaleiro Ferreira.

O Governo anunciou um investimento de 40 milhões de euros para tratamento de doentes oncológicos nos Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) de Coimbra, Lisboa e Porto, sendo metade do valor fornecido pela tutela e a outra por fundos comunitários e receitas próprias dos institutos.

No dia Mundial do Cancro, o presidente da Liga adiantou que a luta contra a doença em Portugal “está difícil”, lembrando que se trata de uma patologia “muito difícil, que tem vindo a aumentar nos últimos anos e que, tudo indica, continuará a aumentar no futuro”.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, Dia Mundial do Cancro, em comunicado pelo Ministério da Saúde, no qual lembra que esta doença é a principal causa de morte prematura antes dos 70 anos e, no conjunto das causas de mortalidade em todas as idades, ocupa o segundo lugar depois das doenças cérebro-cardiovasculares.

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.