Deputada do PCP acusa empresa de refeições em cantinas de contratar trabalhadoras precárias

Posted by
Spread the love

Rita Rato

O PCP acusou a empresa Eurest, que venceu o concurso de concessão das cantinas escolares na região Centro, de violar os direitos dos trabalhadores das cantinas e de desrespeitar o caderno de encargos.

Nas questões enviadas ao Ministério da Educação e ao Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, a deputada do PCP Rita Rato denunciou que a empresa Eurest, nova concessionária das cantinas escolares na área geográfica da ex-Direção Regional da Educação do Centro (DREC), “em vez de celebrar contrato diretamente com as trabalhadoras, contratou uma empresa de trabalho temporário para subcontratar as trabalhadoras, agravando assim a precariedade e não cumprindo o caderno de encargos”.

A situação ainda se agrava por as “trabalhadoras percorrerem dezenas de quilómetros para se deslocar entre a sua residência e o local de trabalho, com custos de transportes muito elevados e com salários muito baixos”, apontou.

Rita Rato – nas questões enviadas aos dois ministérios – sublinhou que “o Governo não autoriza a contratação e integração nos quadros dos funcionários necessários para suprir necessidades permanentes”, “impondo a concessão e privatização das cantinas”.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.