“A Figueira da Foz é excecional para a prática do surfe”

Spread the love

09 SITE SURFE  CT (1)Qual é a tua onda?” é o nome do serviço, disponibilizado no site do Instituto Hidrográfico (IH) da Marinha Portuguesa, que passa agora a divulgar as previsões das condições de surfe para a zona da Figueira da Foz. O projeto foi apresentado na terça-feira, ao final da tarde, no Centro de Estudos do Mar da Figueira da Foz. “A ideia foi criar um serviço público de apoio à atividade do surfe em todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas”, explicou António Silva Ribeiro, diretor-geral do IH. A importância do serviço resulta da “qualidade de informação que se dá aos surfistas”, acrescentou o contra-almirante, à margem da sessão.

Por outro lado, António Silva Ribeiro referiu que o IH “tem na sua base de dados toda a informação dos levantamentos hidrográficos feitos na costa portuguesa, o que lhe permite dar uma qualidade de informação diferente” e em alguns casos única.

“A nossa costa não é uniforme. Se na Nazaré existe a maior onda para o surfe, que é uma das suas características distintivas, na Figueira da Foz existe a onda mais comprida”, disse o contra-almirante. “A Figueira da Foz é um dos santuários de Portugal, excecional para a prática do surfe”, afirmou.

 

Ver versão completa na edição impressa

2 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.