Lousã assinala 500 anos do foral manuelino

Spread the love

12 LUIS ANTUNES 01 GMM

A Câmara da Lousã (CML) vai assinalar os 500 anos do foral manuelino do concelho, com um programa que começa em março e inclui espetáculos com Herman José, Sérgio Godinho e Luís Represas.

Além de um ciclo de concertos, o programa comemorativo, que se prolonga pelo menos até outubro, compreende ainda conferências, tertúlias, recriações históricas, atividades juvenis e desportivas, exposições, feiras e outras mostras.

O presidente da Câmara, Luís Antunes, disse hoje à agência Lusa que este conjunto de iniciativas visa “a evocação histórica” da concessão do segundo foral da Lousã, pelo rei D. Manuel I, mas também constitui uma oportunidade para demonstrar “a identidade concelhia ao longo destes séculos”.

“Queremos proporcionar aos lousanenses um programa diversificado e de qualidade, que afirme a Lousã como um concelho competitivo, moderno e inovador”, acrescentou, realçando que as comemorações apostam na presença de “jovens artistas e outros empreendedores” locais e conta com a participação de escolas, associações, empresas e outras instituições locais.

A autarquia pretende valorizar “a produção dos jovens, os seus projetos e os seus trabalhos”, disse Luís Antunes.

As comemorações arrancam no dia 09 de março, com atividades integradas no “Mês do Teatro”, pelos grupos Marimbondo e Efeitardósia, e um espetáculo com o humorista Herman José, coincidindo com a abertura do Museu Municipal Álvaro Viana de Lemos.

Ainda em março, realiza-se a Semana da Juventude e Empreendedorismo, de 11 a 17, e a Mostra de Atividades Juvenis, de 15 a 17.

Entre 20 e 27 de abril, decorrem as celebrações dos 30 anos da geminação da Lousã com a vila francesa de Prades, nos Pirinéus. A Big Band do Conservatório de Música de Coimbra atua no 20.

O cantor Sérgio Godinho atua no dia 27 de abril, assinalando também os 39 anos do 25 de abril. Para 18 de maio, está anunciada a apresentação da edição ‘fac similada’ do foral de 1513 e um espetáculo na Igreja Matriz.

“O programa está em atualização permanente”, havendo ainda “algumas atividades que estão a ser ultimadas”, segundo uma nota hoje divulgada pela CML.

Para junho, está programada uma exposição intitulada “Lousã: Cinco séculos de memórias”, uma “Festa das atividades Extra-curriculares (AEC)” e uma Feira Quinhentista, esta nos dias 15 e 16 de junho.

No cartaz comemorativo do meio milénio do foral manuelino, serão integradas realizações regulares da vila, como as festas do S. João, de 20 a 24 de junho, festivais gastronómicos e a Feira do Mel e da Castanha, além das comemorações da revolução republicana do 05 de Outubro.

Os espetáculos de Herman José, Sérgio Godinho e Luís Represas (este no dia 04 de outubro) são promovidos pela Câmara Municipal em parceria com a empresa Domingo no Mundo.

A autarquia vai estar representada na Bolsa de Turismo de Lisboa, nos dias 28 de fevereiro e 02 de março, com o objetivo de promover este programa.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.