Camané, Represas, Vitorino e Godinho na apresentação do CD de Seabra Santos

Spread the love

Fotomontagem DB

Os cantores Camané, Luís Represas, Sérgio Godinho e Vitorino participam quinta e sexta-feira, na Figueira da Foz e Coimbra, num espetáculo de apresentação do CD “Hoje”, composto por Fernando Seabra Santos, reitor da Universidade de Coimbra.

Na quinta-feira, o concerto de apresentação do “livro/cd” terá lugar no Casino da Figueira da Foz e na sexta-feira no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.

Além daqueles intérpretes participam ainda nos concertos Filipa Pais, Manuel Freire, Paula Oliveira, o Orfeon Académico de Coimbra, o Coro Misto da Universidade de Coimbra e o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra.

Fernando Seabra Santos, que este mês abandonará o cargo de reitor da Universidade de Coimbra, que exerce desde 2003, confessou que este trabalho surge apenas em resultado da “vontade de o fazer”. Nele reúne 13 composições originais, uma das quais gravada em duas versões.

“É de certa forma o retomar de uma atividade que tinha deixado há mais de 20 anos, que foi, e continuará a ser, uma segunda atividade, um hobby. É o bichinho da música a fazer o seu caminho”, revelou à agência Lusa o compositor, que ao longo dos anos foi acumulando um conjunto de letras e canções, e que agora decidiu organizar, numa altura em que a sua vida profissional “vai sofrer alterações profundas”.

Em “Hoje” reúne um conjunto de temas de “música ligeira, temas de amor sobretudo, com algumas influências de jazz”, facto a que não será alheio o grupo de músicos que os interpretam, da escola de jazz, nomeadamente do Hot Club de Lisboa.

Além daqueles intérpretes que participam nos concertos, nas gravações para o CD figuram ainda as vozes do brasileiro Martinho da Vila e da portuguesa Cristina Branco.

As receitas dos concertos e das vendas de “Hoje” revertem para a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Fernando Seabra Santos, de 55 anos, foi dos fundadores da “Brigada Victor Jara”, tendo terminado a sua participação musical no grupo em 1988. Foi vice-reitor de 1998 a 2003, e desde então reitor da Universidade de Coimbra. Foi ainda presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas entre 2007 e 2010.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.