Visão de quem não é da Académica

Posted by
Spread the love

José Manuel Canavarro

As pessoas de Coimbra são a cidade e a região. O meu Pai e a minha Mãe, já falecidos, eram da Académica. A minha mulher é da Académica, mas eu sou do Benfica.

O que vos escrevo faço-o com a distância de quem não é da Académica mas com a vontade de que esta seja maior e melhor, porque na sua grandeza e competência a cidade se reverá e Coimbra é a minha cidade.

A campanha da Académica em 2011/2012 foi excelente. Manteve-se na 1ª Liga e ganhou de forma clara e merecida a Taça de Portugal.

As “forças-vivas” da cidade são os academistas e as pessoas de Coimbra. São todos os que gostam do clube e da cidade. E serão esses que importa cativar. Se as pessoas de Coimbra estiverem com a Académica, assistirem aos jogos, a publicidade seguramente que será mais fácil de angariar.

As instituições públicas devem estar distantes do futebol profissional. Devem cumprir o seu papel institucional de apoio, festejar como fez a CMC, alargando a festa à população pois havia motivo para celebração

Não se devem canalizar recursos financeiros directos para o futebol profissional, seja em Lisboa, Porto, Coimbra ou em qualquer ponto do país. Numa fase como a actual isso seria incompreensível. O país passa por dificuldades e os recursos financeiros públicos devem obedecer a outras prioridades.

Foi a forma racional, persistente e convicta de conduzir a Académica que a guindou ao sucesso. O Presidente e a Direcção da Académica conseguiram-no com uma receita de muito trabalho, de cumprimento das obrigações e de discrição. Não deve ser a Liga Europa a mudar nada. O que levou ao sucesso seguramente que a ele novamente conduzirá. Sem deslumbramento.

O caminho foi o certo e estão o Presidente, a Direcção, o Treinador e os jogadores de parabéns. E estão contentes os academistas, espalhados pelo país e pelo mundo, e as pessoas de Coimbra.

Entendi o apelo do Presidente da Académica como um apelo às pessoas de Coimbra, pois são as pessoas que fazem a cidade e a região. E seguramente será correspondido.

5 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.