Linha SOS-Estudante de Coimbra já tem vocação nacional

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A Linha SOS-Estudante, criada há quinze anos para oferecer apoio emocional e fazer prevenção primária do suicídio entre alunos da Universidade de Coimbra, expandiu-se e agora já é mais procurada por cidadãos de vários pontos do país.

A ideia inicial era criar uma linha telefónica de apoio emocional e prevenção ao suicídio, dirigida aos estudantes, mas hoje já não são estes, nem os de Coimbra, a procurar o “ouvido disponível” dos jovens voluntários, contou à agência Lusa a sua presidente, a aluna de psicologia Joana Paiva.

“Nunca se restringiram os acessos. Sempre divulgámos os números de telefone e o seu horário, e o que acontece hoje em dia é que a maior parte das pessoas que nos liga não são estudantes, nem são da faixa etária habitual dos estudantes, são mais velhas, em média entre os 18 e os 35 anos, e maioritariamente do sexo masculino”, explicou.

Com o estatuto de Secção Cultural da Associação Académica de Coimbra (AAC), a Linha foi fundada a 17 de abril de 1997, muito por iniciativa do então estudante de Arquitetura Paulo David Carvalho, para dar apoio a colegas que sofriam com a deslocação das suas terras e não se sentiam devidamente integrados na comunidade estudantil.

A motivação era tão forte que chegaram a deslocar-se a Inglaterra, para conhecer a realidade da organização “Samaritans”, e a buscar apoio em instituições portuguesas e na Universidade de Coimbra, para montar a linha telefónica e formar os primeiros voluntários.

Atualmente, a Linha SOS-Estudante está acessível de segunda a sexta-feira, entre as 20:00 e a 01:00, através dos números 808200204 (número azul) e 969554545, graças à solidariedade de 15 voluntários.

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