Metade dos portugueses que sofrem de apneia do sono não têm doença diagnosticada

Spread the love

DR

Cerca de metade dos portugueses que sofrem de apneia do sono, patologia que aumenta o risco de problemas cardiovasculares, não têm a doença diagnosticada – revelou a presidente da Associação Portuguesa de Sono (APS), Marta Gonçalves.

“Muitas vezes, os sintomas não são valorizados, as pessoas pensam que ressonar é normal”, considerou a médica, em declarações a propósito do Dia Mundial do Sono, que é assinalado sexta-feira (16 de março).

Estima-se que a síndrome da apneia do sono atinja cerca de cinco por cento dos portugueses e o ressonar intenso “é um dos primeiros sinais de alerta”, a que se juntam outros como a sensação de noite mal dormida, cansaço, sonolência, ansiedade e dificuldades de concentração e memória – é referido numa nota de imprensa.

Para assinalar este dia, a associação organiza a 30 de março, no Palace Hotel do Bussaco, no Luso (Mealhada), o simpósio “Uma Lufada de Ar – Atualização em Ventilação na Patologia Respiratória do Sono”.

De acordo com a presidente da APS, a ventilação “é o tratamento de eleição nas situações mais acentuadas de apneia do sono” e o simpósio, que conta com vários especialistas internacionais, pretende dar a conhecer as últimas inovações nesta área.

Segundo a médica pediatria Maria Helena Estêvão, a apneia do sono também afeta as crianças, estimando-se que 1 a 3% das crianças em idade escolar sofram desta patologia.

Tal como nos adultos, o primeiro e mais frequente sinal de alerta é o ressonar, acompanhado de um sono agitado. Mais tarde, surgem outras manifestações diurnas como dificuldades em acordar, dores de cabeça matinais, mau humor, hiperatividade e, nas crianças mais velhas, dificuldades de aprendizagem – lê-se na mesma nota.

“Quanto mais tardio for o tratamento da apneia, maior é a probabilidade de algumas alterações se tornarem irreversíveis”, alerta a médica do Hospital Pediátrico de Coimbra.

De acordo com a presidente da APS, a insónia é a perturbação do sono mais frequente na população portuguesa, atingindo 17 a 18% das pessoas.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.