Água mais cara em Montemor-o-Velho no segundo semestre

Posted by
Spread the love

A partir do segundo semestre deste ano, os montemorenses vão pagar mais pela água que consomem e desperdiçam. O novo tarifário foi aprovado ontem (14), na reunião da câmara, com os votos a favor da maioria PSD/CDS e com a abstenção do PS. Luís Leal, presidente da Câmara de Montemor-o-Velho, ressalvou que a medida vai ao encontro das diretivas da entidade reguladora, que pretende fazer convergir os custos do sistema com as receitas. A sustentabilidade do sistema será alcançada em 2013.

O autarca destacou ainda a criação de tarifários sociais destinados a famílias carenciadas e numerosas e às instituições de solidariedade social. Por outro lado, quando respondia à oposição, apontou que o aumento do preço da água em alguns concelhos vizinhos é superior a 60 por cento, comparativamente com o novo tarifário de Montemor.

Luís Leal prometeu rever a deliberação seis meses depois da sua aplicação, admitindo proceder a correções. Não obstante, advertiu, as medidas tomadas no âmbito do atual regulamento serão revogadas quando os documentos relativos ao novo tarifário forem publicados no Diário da República. Os efeitos práticos da revogação vão atingir os cerca de 15 por cento de munícipes isentos do pagamento de água.

Ao ritmo do tango

O líder da oposição destacou que os consumidores domésticos participam mais rapidamente para a convergência do que os não domésticos. Emílio Torrão revelou ainda que, ao contrário daquilo que o partido já defendeu, é contra a adesão de Montemor ao sistema intermunicipal Águas do Mondego. “O PS tem jeito para dançar o tango…”, criticou Luís Leal, acrescentando que “se calhar há soluções muito melhores” do que aquela estrutura.

Os consumos dos quatro escalões aprovados – atualmente vigoram sete – têm efeitos cumulativos. Foram também aprovados os regulamentos do abastecimento de água (com a abstenção do PS), saneamento e águas residuais e resíduos sólidos urbanos. Os tarifários serão votados numa das próximas reuniões de câmara.

One Comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.