“Porto de Abrigo” para alunos da AAC

Posted by
Spread the love

Uma rapariga, estudante, interessada em cultura e associativismo, foi a primeira “utente” do novo gabinete de apoio ao estudante (GAPE). Queria saber informações sobre as secções culturais da Associação Académica de Coimbra (AAC), disse ao DIÁRIO AS BEIRAS Sara Correia, responsável pela nova estrutura.

Para já, o gabinete vai funcionar no rés-do-chão da sede da AAC, a meias com o espaço das saídas profissionais. Vai estar aberto, todas as tardes, das 14H00 às 19H00.

Por enquanto, o atendimento vai ser feito por estudantes. Para prestar informações de toda a natureza e esclarecer dúvidas, mas também para reencaminhar para serviços específicos (como a linha SOS Estudante, por exemplo) e auxiliar em dificuldades com que os estudantes se deparem.

No futuro, diz Sara Correia, a ideia é que especialistas de associações com que a DG-AAC tem protocolos possam receber e aconselhar os estudantes com problemas do foro psicológico, no GAPE.

Segundo Sara Correia, a AAC, através do pelouro de apoio ao estudante, recebe todos os dias “muitos pedidos de apoio”, que revelam problemas múltiplos dos estudantes, “desde as prescrições a questões pessoais ou familiares”.

Também ontem foi apresentada a campanha de divulgação das secções culturais da AAC. De acordo com Diana Taveira, a iniciativa visa dar a conhecer o trabalho e o âmbito dos 16 espaços de promoção e de vivências culturais, primeiro em todos os pólos universitários e, depois, junto dos próprios estudantes, com a colaboração dos núcleos e dos responsáveis das próprias secções.

Cinema, Informática, Ecologia, Rádio, Astronomia, Defesa dos Direitos Humanos, Divulgação das Culturas Lusófonas, Escrita e Leitura, Ioga, Fado, Filatelia, Fotografia, Gastronomia, Jornalismo e Televisão, a par da linha telefónica de apoio psicológico SOS Estudante, são as áreas em que os estudantes são convidados a envolverem-se.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.