diario as beiras
Coimbra

Vasco Vaz: “Novo edifício é a nossa grande ambição”

19 de fevereiro às 08h32
0 comentário(s)
DB/Foto de Pedro Ramos

A investigação começa cada vez mais a ser um marco na FCDEFUC. Que trabalho tem vindo a ser feito neste sentido?

A investigação na FCDEFUC tem um papel cada vez mais relevante no crescimento da faculdade. Dispomos de um laboratório moderno e bem equipado, que apoia diretamente o nosso Centro de Investigação.

Recentemente, o nosso centro de investigação uniu-se ao Centro de Investigação da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, passando a fazer parte do CIPER – Centro Interdisciplinar da Performance Humana. Esta fusão trouxe um aumento da responsabilidade para docentes e investigadores, impulsionando a produção científica, que tem vindo a crescer continuamente.

Além disso, através de acordos com entidades de destaque nas áreas do desporto e da saúde, proporcionamos aos nossos estudantes oportunidades de colaboração em projetos de investigação nacionais e internacionais. Esta cooperação tem permitido um aumento significativo no número de projetos e parcerias financiadas pela União Europeia em conjunto com outras instituições, tanto nacionais como internacionais.

A FCDEFUC tem conseguido combater a aposentação dos seus docentes?

Felizmente, a FCDEFUC tem conseguido expandir o seu corpo docente, contando com especialistas em diversas áreas do conhecimento científico e desportivo. Está prevista, ainda este ano, a abertura de um concurso para preencher duas vagas de professor auxiliar.

A faculdade tem implementado estratégias para a contratação de novos docentes, assim como mecanismos para a progressão na carreira dos profissionais já integrados. Além disso, é fundamental destacar o apoio prestado pela Reitoria da Universidade, tanto no recrutamento de novos professores como na valorização e progressão dos atuais docentes.

Apesar da elevada procura à licenciatura, há a necessidade começar a pensar numa reformulação da oferta formativa? Ou o surgimento de outra licenciatura?

Atualmente, conseguimos preencher todas as vagas na licenciatura, assim como nos mestrados e no doutoramento. Além disso, recebemos anualmente cerca de 80 estudantes através de programas de mobilidade ERASMUS. Os cursos de pós-

doutoramento também apresentam uma procura significativa, e continuamos a ocupar a terceira posição entre as faculdades de desporto a nível nacional, atrás da FADEUP e da FMH, de acordo com os rankings nacionais e internacionais. Paralelamente, temos vindo a expandir a nossa oferta formativa com cursos não conferentes de grau.

Considerando a nossa dimensão, mantemo-nos altamente competitivos, consolidando a nossa reputação a nível nacional e internacional, baseada na qualidade do ensino e na excelência da investigação. A FCDEFUC distingue-se como uma instituição dinâmica, cujo objetivo é apoiar e inspirar estudantes e docentes a atingirem o seu máximo potencial, integrando-se numa comunidade universitária global, sem nunca perder de vista a identidade e prestígio da Marca UC.

No entanto estamos a iniciar a discussão do futuro da faculdade ao nível da sua oferta formativa, temos dados resultantes da consulta feita aos docentes, mas ainda falta ouvir os estudantes, corpo técnico e stakeholders para podermos tomar decisões, o que significa que estamos atentos à evolução de todo processo de ensino e investigação e também às novas tecnologias de apoio.

Pode ler a entrevista completa na edição do dia 19/02/2025 do DIÁRIO AS BEIRAS

Autoria de:

António Cerca Martins

Deixe o seu Comentário

O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).


Últimas

Coimbra